Seguidores

segunda-feira, 30 de abril de 2012

AVISOS PAROQUIAIS

1. O Padre Gino, está se dispondo a visitar os doentes da nossa querida Paróquia. Por isso mesmo, quem assim o desejar poderá agendar a visita na secretaria da paróquia, no horário de sempre, de segunda a sexta-feira.
 
 
2. Durante o mês de maio ocorrerá a visita da imagem da Santíssima Virgem Maria Nossa Senhora do Rosário de Fátima, às famílias que o desejarem. Assim sendo, já podem ser agendadas as visitas na secretaria da paróquia.
 
 
3. A partir de maio, o batismo na nossa paróquia será realizado no terceiro sábado do mês, no mesmo horário de sempre: às 10 h. As reuniões que precedem o rito do batismo, serão oportunamente marcadas e anunciadas com antecedência.
 
 
4. Atenção: já estão abertas as inscrições para a Catequese de Adultos. Estão convidados adultos de qualquer idade, para serem preparados para receber os sacramentos do Batismo, Primeira Comunhão e Crisma.


5. Começa no próximo sábado, dia 5 de maio, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que vai proteger também contra a influenza A (H1N1) - gripe suína. Devem procurar os postos de saúde idosos com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, grávidas em qualquer período da gestação, indígenas e profissionais de saúde. Em paquetá, devemos procurar a Sala de Vacina do nosso hospital. Compareça e mostre que você se ama!

6. Neste dia 28 de abril, precisamente as 15:36 h, o relógio da torre, de fabricação inglesa, voltou a funcionar, graças ao Mestre Relojoeiro Sr. Mauro Melo, cujo serviço será sem ônus para a Paróquia. Que Deus o cubra de bençãos!

sábado, 21 de abril de 2012

MENSAGEM DO CÔNEGO GINO SERAFIN

PÁSCOA 2012
Atualidade:
A formação de líderes das comunidades cristãs, pastores, leigos e religiosos e religiosas, permanece uma das tarefas mais urgentes e necessárias hoje. Não é difícil intuir os motivos disto:
"A humanidade encontra-se numa fase de "gestação" de um mundo novo, realizando uma ruptura com o passado". Foi posto em discussão um conjunto de elementos e de princípios de como a Religião e as religiões, a cultura, a filosofia, a tecnologia, a política e as comunicações, que suscitaram uma nova visão diferenciada do homem de hoje, e da sociedade, além de diferentes modelos culturais, estilos de vida e atividade sem rumo e sem metas.
Encontramo-nos diante de uma mudança da nossa época que chegou a gerar uma profunda crise no modo de pensar o homem e a sua identidade, na forma de sentir e de viver a realidade e a verdade, a ponto de modificar quase radicalmente os paradigmas que regem a cultura de todo mundo.
Vai-se construindo uma renovada antropologia humana, e, novas antropologias particulares isto tem influenciado vigorosamente o Cristianismo, e mais do qualquer outra religião, porque constitui-se como religião inserida na história e por conseguinte foi chamado a confrontar-se com as novas situações que se criaram em todas as partes.
Os cristãos são chamados a entrar nesta dinâmica e não podem perder este encontro histórico, que assinala o futuro da humanidade.
Para que a mensagem de Cristo possa ser comunicada e compreendida, é urgente formar as novas gerações, especialmente quando se forjam os novos modelos culturais, para a civilização do amor e do conhecimento, que nos é dado e ditado por Cristo, na proclamação do seu Reino.
A educação deve ser capaz de formar as pessoas para a construção de uma sociedade alternativa, não raro de uma própria contracultura, em relação aquela que está em vigor.
Somente se forem adequadamente preparados, os cristãos a esta nova situação, poderão evangelizar aquele imenso mundo, que é a cultura, e assim contribuir para a educação do homem em si e da humanidade toda, e ser protagonista da plena realização do seu próprio fim, que está sempre mais próximo:"Esta é a Missão da Igreja!"
A formação, então, deve ter em vista a preparação de pessoas capazes de transmitir e inculturar o sentido de  liberdade de todas as imposições, tanto político-sociais, da escravidão de crenças ancestrais como a feitiçaria, a crendice e a superstição, que oprimem e ainda hoje atormentam as pessoas, impedindo também o desenvolvimento da economia e da sociedade, nos países onde ainda estão presentes.
Uma falta de formação científica e espiritual, está na base daquilo que pode ser considerado um flagelo que aflige muitas pessoas e até inteiras populações. A formação deve ajudar, outrossim, os indivíduos a ir além dos próprios preconceitos culturais, raciais e religiosos, rumo a um encontro e a uma fecundação recíproca entre si.
Somente se as pessoas forem formadas, a diversidade entre as culturas e as religiões, poderão tornar-se uma riqueza para com a humanidade e não ser um motivo de intolerância e de conflitos, ou de comércio apenas, na tentativa de realizar uma convivência pacífica interna a si própria.
Devemos voltar a descobrir os valores espirituais, conservando a originalidade e a identidade do Cristianismo. É daqui que se vê a urgente formação de quem pretende ser formador ou tem a delicada missão de transmitir a Palavra de Deus e de formar os formadores das futuras comunidades cristãs.
Trata-se de uma formação integral, inteligente e integrante, que por vocação somos "obrigados" a assumir ou sumir de vez. Por conseguinte, não é suficiente ser formado, mas ter a capacidade de penetrar e viver o mistério insondável de Deus, de quem e por quem devemos estar impregnados totalmente de sua Pessoa.
Então, alguém que comunica a compreensão da fé e a vive. A formação Cristã, então, se torna um processo, que se realiza em Cristo Divino Mestre, como discípulos que somos. Omnis terra veneratur!
Uma Feliz Páscoa a todos e a cada um!
Cônego Gino Serafin.

domingo, 1 de abril de 2012

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA

Domingo de Ramos - Procissão saindo da Capela de São Roque as 9:00h, para a Igreja Matriz.

Terça-feira - Meditação das Sete Dores de Nossa Senhora as 18:00h na Igreja Matriz.

Quinta-feira Santa - Missa do Lava-Pés as 18:00h na Igreja Matriz.

Sexta-feira Santa - Celebração da Exaltação da Santa Cruz as 15:00h na Igreja Matriz.

Em seguida haverá a procissão com a imagem do Senhor Morto e o encontro com Nossa Senhora das Dores. A Procissão do Senhor Morto sairá da Igreja Matriz e a Procissão de Nossa Senhora das Dores sairá da Capela de São Pedro.

Sábado Santo - Missa do Aleluia as 18:00h na Igreja Matriz. Lembramos que todos devem trazer suas velas.

Domingo de Páscoa - Missas nos horários habituais.


A todos uma Boa Páscoa !